O conceito de Gestão Compartilhada está cada vez mais ganhando força.
A Gestão Compartilhada é um método que consiste na união de forças de uma equipe para a execução de um projeto ou resolução de um problema.
Por exemplo, numa empresa onde o setor de Marketing precisa fazer uma campanha para aumentar as vendas, o setor Comercial e de Vendas podem trabalhar juntos e ativamente, tomando decisões e opininando sobre as melhores táticas para o sucesso.
Na Gestão Pública o princípio é o mesmo. Diferentes órgãos e secretarias podem estar ativos no mesmo projeto para maximizar os resultados, com recursos e expertise próprios.
Um exemplo de Gestão Pública Compartilhada que você com certeza já ouviu falar são as escolas com gestão compartilhada entre Secretaria de Educação e a Polícia Militar, por exemplo.
A Gestão Compartilhada é vantajosa pois oferece aos membros da equipe uma visão ainda mais ampla e completa a respeito do trabalho, projeto ou assunto em questão. Como consequência, não apenas os processos e resultados são aprimorados, mas até a formação dos profissionais envolvidos é complementada, deixando-os preparados para enfrentar novos desafios.
Esse modelo de gestão é super relevante e está altamente relacionado a um outro termo que está em alta: Sociedade Conectada, o qual vamos falar mais a fundo no nosso próximo post. Fique ligado no #Movimento.